DOENCAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS, PCR [DSTPCR]
DIVERSOS [DIV]
- Secreção uretral, secreção endocervical, secreção vaginal, secreção conjuntival, região perianal, raspado do colo uterino e líquido sinovial em tubo coletor Digene, Thinprep, Surepath ou Cell preserv.
Para secreções ou raspados colher no kit Digene, SurePath, ThinPrep e cell preserv.
- No kit Digene, a escova deverá ser enviada dentro do meio de transporte.
- Swab uretral: Se houver secreção abundante, usar swabs para retirar toda a secreção. No caso de uretra masculina, introduzir o swab de 2 a 3 cm dentro do meato uretral, colhendo células epiteliais da uretra mediana, após fazer movimentos circulares. Nos casos femininos, introduzir o swab de 1 a 2 cm.
- Swab endocervical: Certificar-se de que a paciente não é virgem. Passar o espéculo vaginal e visualizar o colo uterino. Usando gaze esterilizada e pinça ginecológica, fazer limpeza rigorosa do colo, retirando toda secreção ou muco cervical. Introduzir um swab no canal endocervical, limpando a junção escamo-colunar (1 a 1,5 cm dentro do canal). Desprezar este primeiro swab e introduzir um novo swab promovendo movimentos circulares, visando obter a maior quantidade possível de células. Retire o swab cuidadosamente, evitando qualquer contato com as paredes vaginais.
- A utilização de outras escovas, que não seja a fornecida pelo kit Digene, comprometem a qualidade do exame.
- O líquido conservante não deve entrar em contato com a mucosa, pois o mesmo é irritante.
- Para coletas de secreções conjuntivais usar o swab de algodão, descarregar o material no líquido conservante no kit digene e desprezar o swab.