FUNGOS, CULTURA - VETERINARIO [V-CTFU]
DIVERSOS [DIV]
- Raspado de lesões, unhas, pêlos, secreções de feridas, lavado brônquico, sangue (heparina), líquor, punção de linfonodos, biópsia de lesões, esperma, fezes e urina.
- Não enviar dentro do frasco de coleta os instrumentos perfurocortantes tais como bisturis ou agulhas utilizados durante a coleta. Amostras enviadas de forma inadequada estarão sujeitas a não realização do exame.
- Secreções: Colher, o máximo de material possível, com swab e colocar no meio de transporte Stuart.
- Urina: Fazer higienização adequada e colher a amostra em frasco estéril.
- Lesões secas e descamativas: Raspar delicadamente nas bordas das lesões, com o auxílio de um bisturi e recolher o material em placa de Petri. Se as bordas não estiverem bem definidas, raspar toda a lesão. Raspar as lesões mais recentes quando estas forem múltiplas. Procurar obter o máximo de material possível.
- Nas lesões não descamativas: raspar as lesões com um bisturi para soltar as escamas da pele e em seguida, passar um swab umedecido em salina nas lesões previamente raspadas, lavando o swab no frasco de salina até a formação de uma suspensão. Neste caso, encaminhar somente a salina.
- Pêlos: Colher os pêlos com auxílio de uma pinça preferencialmente das bordas das lesões. Procurar retirar os pêlos tonsurados de morfologia alterada juntamente com a raiz. Raspar também as áreas descamativas da região, principalmente nas bordas das lesões (área de alopécia) e colocar junto com os pêlos na placa de Petri.