MYCOPLASMA - CULTURA [CT-MP]
DIVERSOS [DIV]
- Secreção uretral, secreção vaginal, swab endocervical, esperma, urina de 1º jato.
- O micoplasma possui uma forte afinidade pelas membranas mucosas, por isso é importante retirar o excesso de secreção, obtendo também células.
- Nos casos de pedidos com solicitações de vários exames, recomendamos colher primeiro os exames direto a fresco, gram, cultura para germes banais, etc; deixando a coleta do Micoplasma/Ureaplasma para ser colhida no final, juntamente com a coleta de Gonococos e Clamídia. Preferencialmente, seguir esta ordem de coleta.
- Secreção vaginal, em pacientes não virgens: Passar o espéculo vaginal, tirar todo o excesso de secreção com gaze estéril e colher a amostra esfregando o swab contra a parede do fundo de saco vaginal.
- Secreção endocervical: Antes de se inserir o espéculo, certificar-se de que a paciente não é virgem ou de que não está grávida. Passar o espéculo, tirar todo o excesso de secreção do canal cervical com gaze estéril e colher a amostra esfregando o swab na endocérvice.
- Urina: Centrifugar a urina em rotação habitual, desprezar o sobrenadante e transferir todo o sedimento para o meio de transporte UTM ou A3(rosa).
- Esperma: semear 0,1 mL em meio UTM ou A3. Obs.: No caso de urina e esperma coletados em casa, encaminhar a amostra ao laboratório em no máximo 2 horas após a coleta para inoculação no meio UTM ou A3 e encaminhamento ao setor técnico.